terça-feira, 22 de março de 2011

O mundo dá voltas... Valeu, Joel Santana!

Durante a derrota para o Vasco no último domingo, Joel Santana foi hostilizado por considerável parcela de torcedores botafoguenses, declarando-se "magoado" com o recente episódio. 14 meses antes, Joel assumiria o Botafogo exatamente após uma derrota para o Vasco (aquela, porém, humilhante) - o leitor pode fuçar o presente blógui que encontrará tópicos a esse respeito.

Tempos atrás, o Botafogo queria um treinador que trouxesse resultado. Joel, como todos sabemos, é adepto de uma filosofia de jogo onde a prioridade é saber se defender, marcar firme (coisa que não foi vista na última partida). Os resultados foram muito satisfatórios: títulos na Taça Guanabara e na Taça Rio que garantiram a conquista estadual, além de uma campanha no Campeonato Brasileiro que quase levou uma equipe bastante desfalcada para a Copa Libertadores da América. No total de 76 partidas, foram 41 vitórias, 23 empates e 12 derrotas.

Mas hoje a demanda botafoguense parece ser outra: o que a torcida quer vai além dos resultados em si. Ver o Alvinegro atuar com 3 zagueiros e 2 volantes (seja qual for o adversário, e a maioria dos enfrentados em 2011 eram times frágeis) tornou-se algo esdrúxulo. Se a diretoria optar por um nome que siga uma linha de pensamento com foco numa retranca, não vejo grande futuro para o Botafogo na presente temporada. Mas se, ao contrário, for ao mercado olhando para profissionais que visualizam e desenvolvem o futebol sob uma perspectiva ofensiva, creio que muitos bons frutos poderão ser colhidos ainda em 2011.

Mesmo líder em seu grupo na Taça Rio, Joel não suportou a pressão. Algo inimaginável na maioria dos casos. Sinal de novos tempos. De bons tempos.

Saudações alvinegras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário